Curitiba – Passeio cultural de bike



Kuritibike (15) Além de ser famosa pelos seus belos parques e pelo sistema de transporte coletivo, Curitiba tem muitos atrativos culturais que nem todos os curitibanos conhecem. Por exemplo, os graffitis e murais da cidade. Por isso resolvi conhecê-los de uma maneira diferente, num passeio de bicicleta.

Uma atividade que une cultura, exercício e ainda conta com uma parada para saborear um cafezinho numa curiosa rua do centro. A Kuritibike, do entusiasta Gustavo Carvalho, leva turistas pra conhecerem parte dos muros dos bairros São Francisco e do centro. A ideia é dar de cara com graffitis coloridos, intervenções e murais de artistas famosos.

A primeira parada é na Praça 19 de Dezembro, mais conhecida como a Praça do Homem Nu. Saber um pouco da história desse lugar e parar alguns minutos para apreciar o mural de azulejos do artista curitibano Poty Lazarotto sobre a colonização do Paraná é só o começo.

Kuritibike (2) Kuritibike (8)

Como moro fora de Curitiba há 12 anos, fazia tempo que não passava por alguns lugares. Gostei de rever a Praça do Memorial Árabe e de ver o antigo Passeio Público repaginado.

Memorial Árabe

Memorial Árabe

Depois de pedalar por mais alguns quarteirões, o Gustavo nos guiou até a Rua São Francisco, uma galeria de street art no meio da rua. Quase todas as persianas de metal das lojas dessa estreita rua estão pintadas. Coloridos, alegres e curiosos graffitis decoram essa rua que poderia até passar desapercebida se a gente não tivesse entrado nela.

Kuritibike (3) Kuritibike (13) Kuritibike (12) Kuritibike (11) Kuritibike (10)

Aproveitamos que esse tour foi um mix de arte e café e fazemos uma paradinha no Brooklyn Café, um barzinho descolado na Rua São Francisco, que oferece um cardápio variado para os amantes da cafeína. Energia recuperada e a pedalada continua.

Kuritibike (9) Kuritibike (18)

Passamos por outra obra do artista paranaense, o mural que homenageia os tropeiros, no centro histórico. Mais a frente também encontramos outras pinturas que me surpreendem, como essa gigante no calçadão onde aos domingos acontece a feirinha de artesanato, que tanto gosto!!

© Mochila Cult

Depois de quase três horas de pedalada, ainda temos tempo para uma última descoberta, conhecer uma galeria fotográfica a céu aberto. Esse conjunto de paredes da antiga Sociedade Operária agora é a Galeria Sem Licença, um lugar onde vários artistas se juntam para expor seu trabalho e criatividade. O bacana é que a cada certo período as fotos mudam.

Kuritibike (14) Kuritibike (6)

Quando o tour terminou, percebi que nesse dia eu fui uma turista na minha própria cidade. E sabe o que? Adorei! O tour de bicicleta que fiz foi uma cortesia.

Kuritibike (5)

Serviço: O arte bike tour custa R$60 por pessoa e dura 3 horas. Além desse passeio e do tour do café, a Kuritibike  também oferece outros passeios por vários parques da cidade e roteiros interessantes, como um de bares e outro pela Estrada da Graciosa.

Fotos: Fabiola Sékula e Lucila Runnacles

Mais posts sobre Curitiba:
Pontos turísticos da cidade

Vai pra Curitiba? Reserve um hotel através do Booking que oferece ótimos descontos e cancelamento grátis. Você não paga mais se reservar por aqui e dessa maneira o Mochila Cult recebe uma pequena porcentagem pra continuar com as viagens. Agradeço desde já.

Curtiu este post? Curta também a página do Mochila Cult no Facebook!!

© Direitos reservados. Proibido reproduzir textos e fotos deste blog sem a minha autorização

2 Comments

  1. 03/06/2014    

    Oi, Lucila. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

    • Lucila's Gravatar Lucila
      03/06/2014    

      Bacana Natalie. Abraços!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

tango em buenos aires

Descontos? Reserve já seu hotel pelo Booking

RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS EM PRIMEIRA MÃO

Degustação de vinhos em Buenos Aires

anuva wines - degustação de vinhos

O Mochila Cult no Google+

Instagram Mochila Cult