dicas + viagens + aventuras

Cacau equatoriano, um passeio saboroso



Ruta del cacao

Sou viciada em chocolate, confesso sem culpa. Entonces, já que passei um mês na terra de um dos maiores produtores de cacau do mundo, o Equador, eu não poderia deixar de provar o chocolate feito ali. A parte mais bacana foi conhecer grandes plantações de cacau, só alegria. Essa foi a primeira vez que vi ao vivo e a cores um fruto de cacau.

A poucos quilômetros da cidade de Guayaquil tem várias fazendas que cultivam cacau. Tanto é que a prefeitura do estado de Guayas criou uma rota especial para os turistas, a Ruta del Cacao, que eu tive a oportunidade de conhecer.

Ruta del cacao

O passeio começou na Fazenda San Jacinto, a 98 quilômetros de Guayaquil. A gente subiu na caçamba de uma caminhonete e o Fernando Crespo, o simpático proprietário, nos recebeu e fez questão de levar o grupo pra passear por boa parte da fazenda. De repente… avistei vários. Lá estavam eles pendurados em árvores baixinhas, amarelados, alaranjados e compridos. Não resisti e pedi para provar um. Abrimos um cacau e chupei vários coroços.

Ruta del cacao

Não, gente, não tem gosto nenhum de chocolate. Eu também pensei que teria. Na verdade, tem assim uma textura parecida com a da jabuticaba, meio gelatinosa, e um sabor levemente ácido, mas é saboroso, curti.

Como se separa a semente do cacau

Separando a semente do cacau

Depois de passear pela fazenda e conhecer também a plantação de café, chegou a melhor parte, a hora da degustação. O diferencial desse passeio é que além de conhecer as plantações, o visitante pode provar vários produtos feitos com cacau, é claro. Tem iogurte, suco e até geléia de cacau.

Ruta del cacao

Sim, parece estranho, mas é gostoso e os sabores não têm nada a ver com chocolate. Curti muito mais o suco que o iogurte, que achei meio ácido. Gostei dessa experiência gastronômica.

E como se isso fosse pouco, bem na frente da fazenda, o Fernando montou a pequena lanchonete El Samán, na estrada. A galera costuma parar ali pra fazer uma boquinha no meio da viagem. Além desses produtos, também tem um pão de queijo, que eles chamam de pan de yuca, mega bom (bem parecido ao nosso), e pastel de verde com queijo (tipo um pastel frito com massa feita de banana verde). Delícia pura!!

Depois desse banquete, é hora de continuar conhecendo a Ruta del Cacao. Existem várias opções e lugares para percorrer, o nosso grupo escolheu visitar a Reserva Natural Manglares el Churute (46 quilômetros de Guayaquil) para avistar os macacos uivantes.

Ruta del cacao Ruta del cacao

Entramos no meio de uma floresta e láaaaa em cima, pendurados em árvores muito altas, dezenas de macacos faziam sons estranhos e se comunicavam entre eles. Tive a sensação de estar numa dessas expedições da National Geographic.

Foto: Johnathan Miranda /Prefectura de Guayas

Foto: Johnathan Miranda /Prefectura de Guayas

Só um pequeno detalhe bem importante, nunca vi tantos mosquitos juntos por metro quadrado. Num momento eu tinha mais de 100 ao meu redor, juro. Todos louquinhos pra chupar meu sangue. Tive que colocar muito repelente e mesmo assim alguns mais abusados conseguiram me picar.

Depois de ouvir muitos macacos uivado, demos uma volta de canoa pelos rios rodeados de mangue dentro da reserva. Um passeio bem relaxante. Vimos muitas aves e centenas de carangueijos alaranjados se lambusando no meio dos mangues.

Foto: Johnathan Miranda /Prefectura de Guayas

Foto: Johnathan Miranda /Prefectura de Guayas

Ruta del cacao Ruta del cacao

E para terminar esse dia cacauzeiro, nada melhor do que provar chocolate quente no país do chocolate, né? Gente, juro que esse foi um dos chocolates mais gostosos que já tomei até hoje. O bar fica no Grand Hotel, no Pepa de Oro.

Além do chocolate em taça tradicional, eles também oferecem versões com canela, macadamia ou licor de almendras. Uma bebida aveludada e super saborosa. Não vá embora da cidade sem provar, pelo menos, uma xícara dessas.

Muita gente diz que um dia em Guayaquil é suficiente pra ver todas as suas atrações. Eu aconselho a ficar dois. Assim dá pra deixar um dia inteiro pra conhecer a cidade e outro para explorar essa interessante Ruta del Cacao.

Serviço
A Fazenda San Jacinto fica a 98 quilômetros de Guayaquil. Eles oferecem uma visita para quem quiser conhecer as plantações de cacau e passeio a cavalo, com almoço incluído, por US$30. Quem quiser também pode degustar produtos feitos com o fruto.

E quem quiser conhecer outros atrativos dessa rota, além das plantações de cacau, algumas agências de turismo de Guayaquil oferecem pacotes com transporte e almoço. A agência L´Alianxa, por exemplo, tem pacotes a partir de US$90.
Outra opção é fazer esse passeio com um guia particular. Eu fiz com o guia Jairo Lara (jairolara34@yahoo.es) e recomendo.

Esse passeio foi um convite da Prefeitura de Guayas.

Aqui tem outro post cheio de dicas sobre Guayaquil.

Vai pro Equador? Reserve um hotel através do Booking que tem ótimos descontos. Você não paga mais se reservar por aqui, e dessa maneira o Mochila Cult recebe uma pequena porcentagem. Agradeço desde já!

Curtiu este post? Curta também a página do Mochila Cult no Facebook!!

© Direitos reservados. Proibido reproduzir textos e fotos deste blog sem a minha autorização 

8 Comments

  1. July 4, 2014    

    Muito legal o relato!
    Só a título de curiosidade (sou primatóloga e não me contive, rsrs), aqui no Brasil nós chamamos os “macacos uivantes” de bugios. São dezenas de espécies espalhadas pela América do Sul.
    Parabéns pelo blog!

    • July 5, 2014    

      Oi, Cris
      Hehehe valeu por nos dizer qual é a espécie desses macaquinhos tão fofos que encontrei perto de Guayaquil. Abraços!!

  2. anto's Gravatar anto
    May 31, 2014    

    na lingua portuguesa,existem as ilhas de S TOME E PRINCIPE,maravilhosamente belas,onde quem gosta de cacau deve ir–parabens pela reportagem–o cacau de s salvador da bahia,tambem e maravilhoso

    • May 31, 2014    

      Eu ainda não conheço São Tomé e Principe, mas vontade não me falta. Obrigada pela visita e apareça sempre pra ler os posts!!

  3. Fernando Crespo's Gravatar Fernando Crespo
    January 4, 2014    

    Excelente reportaje me encanto como hablaste de tu visita por la hacienda gracias por visitarnos.

    • Lucila's Gravatar Lucila
      January 4, 2014    

      Me alegro, Fernando. Y gracias una vez más por abrir las puertas y mostrar a los turistas un poco más del bello Ecuador. Abrazos!

  4. January 2, 2014    

    Que bacana! Sou doida para conhecer o Equador e Galápagos. Deve ser incrível!

    • Lucila's Gravatar Lucila
      January 2, 2014    

      Oi, Deise
      Simmm, eu adorei essa viagem que fiz pro Equador. Tem vários posts no blog dessa aventura. Aliás, nos próximos meses estou pra lançar um guia de Galápagos em PDF. Fica de olho e volte sempre pra ler os posts e deixar comentários. Abraços!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

tango em buenos aires

Descontos? Reserve já seu hotel pelo Booking

Participe desta enquete sobre viagem e blogs!

Não perca!

anuva wines - degustação de vinhos

RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS EM PRIMEIRA MÃO

videos

Instagram do blog

O Mochila Cult no Google+