Voltei a ser criança em um orfanato no Quênia



Anidan Kenia Lamu

Vi os sorrisos mais sinceros, recebi os melhores abraços, acompanhei os olhares mais curiosos e senti uma satisfação profunda quando visitei as crianças da Anidan, uma ONG espanhola na ilha de Lamu, no Quênia.

Há quatro anos tinha ouvido falar deles e finalmente este ano pude conhecê-los. A minha visita foi curta, estive lá só por 5 dias, mas foi tempo suficiente para me emocionar com a simpatia e a fragilidade dessas crianças, que por diversas razões não moram com seus pais ou familiares.

O espanhol Rafael Selas visitou Lamu pela primeira vez há 10 anos e se deu conta da quantidade de crianças que viviam nas ruas. Aos poucos ele foi conseguindo mais ajudas e doações, e hoje a Anidan acolhe 152 crianças, que recebem toda a assistência necessária para crescer em um ambiente protegido e saudável. Além disso, outras 100 crianças passam o dia lá, onde recebem alimentação, roupa e ajuda para seus estudos.

lamu kenia anidan

lamu kenia anidan

Durante os dias que passei lá a minha contribuição não foi grande; brinquei com as crianças, fiz algumas fotos e um vídeo, mas senti que meu coração e o meu carinho estiveram lá em todos os momentos. Aliás, tenho certeza que recebi muito mais do que dei.

Lembro do dia em que senti uma emoção diferente quando vi as crianças tocando tambores em uma apresentação na praça principal de Lamu. E pensar que eles aprenderam percussão há poucas semanas, graças ao magnífico trabalho do Bloko del Valle, liderado pelo energético Unai e pela carismática Luli. Eles são u casal admirável, que há três anos passam suas férias no Quênia ensinando percurssão às crianças da Anidan.

lamu kenia anidan

Quero compartilhar algumas fotos que mostram um pouco do trabalho que essa ONG faz para paliar a triste realidade de muitas pequenos. No Quênia, cerca de 10% das crianças são órfãs. Muitas perderam os pais para a Aids, outras foram abandonadas, e várias são vítimas de abusos sexuais ou violência.

lamu kenia anidan lamu kenia anidan

Continuo pensando que o carinho, a presença e o apoio dos pais é a melhor receita para que qualquer criança cresça bem. Porém, acredito que um trabalho bem feito, como o que vi na Anidan, também ajuda e muito para que essas crianças possam sonhar com um futuro melhor.

lamu kenia anidan lamu kenia anidan

A Anidan sobrevive graças a doações de pessoas como eu e você. Se quiserem saber mais ou colaborar com o projeto, cliquem aqui. E para saber mais sobre a pitoresca ilha de Lamu, escrevi este outro post.

Como este é o último post de 2012, quero me despedir de todos vocês com esta imagem sincera. Me emociono cada vez que lembro do carinho com que o Pius me tratou durante os dias que passei ao seu lado no orfanato. Espero que ele possa ter um futuro brilhante como esse sorriso mágico que vejo em seu rosto!!

lamu anidan

Encontrou a informação que precisava, foi útil? Quer me retribuir? Então reserve um hotel através do Booking que oferece ótimos descontos e cancelamento grátis. Você não paga mais se reservar por aqui e dessa maneira o Mochila Cult recebe uma pequena porcentagem pra continuar com as viagens. Agradeço desde já.

Curtiu este post? Curta também a página do Mochila Cult no Facebook!!

© Direitos reservados. Proibido reproduzir textos e fotos deste blog sem a minha autorização.

2 Comments

  1. unai's Gravatar unai
    January 3, 2013    

    mil gracias por este articulo lucila…..de verda….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

tango em buenos aires

Descontos? Reserve já seu hotel pelo Booking

Não perca!

anuva wines - degustação de vinhos

RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS EM PRIMEIRA MÃO

videos

Instagram do blog

  • Lindo filme sobre a delicadeza do amor e da amizade. Um filme indiano que encanta pela sua simplicidade. Algo bem diferente do Bollywood tradicional. #india #filmes #movie #dicas
    1 week ago by mochilacult Lindo filme sobre a delicadeza do amor e da amizade. Um filme indiano que encanta pela sua simplicidade. Algo bem diferente do Bollywood tradicional. #india #filmes #movie #dicas
  • Cadeirinha meio macabra, né?
    1 week ago by mochilacult Cadeirinha meio macabra, né?
  • #instatravel #travelquotes #viagem #turismo #blogdeviagem #frasesdeviagem
    5 days ago by mochilacult #instatravel #travelquotes #viagem #turismo #blogdeviagem #frasesdeviagem
  • Presentación del libro de @estebanmazzoncini en Buenos Aires. Re bueno estuvo. #viajes #travel
    2 days ago by mochilacult Presentación del libro de @estebanmazzoncini en Buenos Aires. Re bueno estuvo. #viajes #travel
  • Um pouquinho da China. #viagem #instatrip #instatravel
    1 day ago by mochilacult Um pouquinho da China. #viagem #instatrip #instatravel
  • A melhor parte do inverno; tomar um submarino (leite+barrinha de chocolate). #inverno #frio #chocolate #domingão
    1 day ago by mochilacult A melhor parte do inverno; tomar um submarino (leite+barrinha de chocolate). #inverno #frio #chocolate #domingão
  • Um gostoso dia de campo perto de Buenos Aires. #campo #relax #buenosaires #viagem #ferias
    1 week ago by mochilacult Um gostoso dia de campo perto de Buenos Aires. #campo #relax #buenosaires #viagem #ferias

O Mochila Cult no Google+