Ilha do Mel, um doce descanso para a mente e o corpo



Nesse lugar paradisíaco do sul do Brasil o ambiente é tranquilo e as paisagens dão o toque de cartão postal de praia. Se além de sombra e água fresca, você procura um pouco de emoção, contato com a natureza e águas cálidas, anote esse lugar na sua lista para a próxima viagem. 

A Ilha do Mel, no sul do Brasil, é relativamente pequena, tem apenas 35 quilômetros quadrados. Para chegar lá, só mesmo de barco. Carros não são permitidos nesse lugar que é considerado um dos xodós dos paranaenses. A ilha é uma reserva ecológica e conta com boa infra-estrutura para receber os viajantes; bons restaurantes, trilhas bem sinalizadas e até internet para quem não aguenta ficar muito tempo longe da tecnologia. Além disso, hospedagem é o que não falta por lá. Na ilha há mais de 65 pousadas, um albergue da juventude, um hotel de luxo e dezenas de campings.

A Ilha do Mel está dividida em duas partes; Brasília e Encantadas. A primeira é a preferida da turma do surfe e do agito noturno. Durante o verão, centenas de jovens se juntam para beber uma cerveja bem gelada, curtir um luau ou dançar até o amanhecer nos vários bares da praia. Brasília também conta com outras atrações turísticas. O Farol, no morro das Conchas, é alimentado por energia solar e vale a pena a subida até lá, porque a vista é linda.

O outro ponto forte de Brasília é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1766. Durante a II Guerra Mundial, a fortificação serviu de guardiã para evitar que submarinos invadissem as águas da Baía de Paranaguá.

ilha do mel

Foto: Lucila Runnacles

Já do outro lado da Ilha do Mel, no extremo Sul, fica Encantadas. Essa parte é indicada para os viajantes que querem relaxar e ficar longe do agito. Com águas claras e mornas, muitos procuram essa praia para fazer mergulho. E para os que gostam de trekking, caminhadas e paraglide, os morros fazem o convite.

Encantadas também conta com a sua atração natural, a Gruta das Encantadas. E como não poderia deixar de ser, esse lugar está repleto de lendas de sereias encantadoras que atraíam os pescadores com seu canto.

Durante a noite, os amantes do forró também podem encontrar um pouco de agito por lá. Nas noites de verão, a galera se diverte no animado forró da Praça de Alimentação da Praia de Fora – um barracão aberto, de frente para o mar, com vários bares onde os turistas se misturam aos nativos para dançar até o amanhecer.

Por do sol na Ilha do Mel, Paraná.

Por do sol na Ilha do Mel, Paraná. Foto: Lucila Runnacles

A Ilha do Mel fica a 115 quilômetros de Curitiba. O caminho mais fácil e rápido é por Pontal do Sul. Quando se chega ao trapiche, os visitantes tem que pagar uma taxa para visitar ou dormir na ilha. Por ser uma reserva ecológica, o acesso é limitado. A ilha pode receber, no máximo, 5 mil visitantes por dia. A travessia de barco desde Pontal do Sul até Brasília ou Encantadas é de 30 minutos.

ilha do mel

As praias e as paisagens são de tirar o fôlego. Foto: Lucila Runnacles

Última dica, se você se animou para conhecer esse paraíso paranaense, não esqueça de colocar na mochila calçados e roupas confortáveis e muito repelente. Durante os meses de novembro e dezembro, as mutucas costumam ser maioria por lá. A picada desses insetos, parecidos com moscas, mas com uma cor meio esverdeada, arde muito!

Encontrou a informação que precisava, foi útil? Quer me retribuir? Então reserve um hotel através do Booking que oferece ótimos descontos e cancelamento grátis. Você não paga mais se reservar por aqui e dessa maneira o Mochila Cult recebe uma pequena porcentagem pra continuar com as viagens. Agradeço desde já.

Curtiu este post? Curta também a página do Mochila Cult no Facebook!!

© Direitos reservados. Proibido reproduzir textos e fotos deste blog sem a minha autorização

1 Comment

  1. 10/12/2011    

    que saudade dessa ilha paradisiaca!!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

tango em buenos aires

Descontos? Reserve já seu hotel pelo Booking

RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS EM PRIMEIRA MÃO

Degustação de vinhos em Buenos Aires

anuva wines - degustação de vinhos

O Mochila Cult no Google+

Instagram Mochila Cult